Veja como fazer o teste de velocidade da internet com Speed Test

Publicidade – OTZAds

Da mesma forma como ocorre com os benchmarks de PC, a testagem de velocidade da sua internet tem que acontecer sem que haja interferências exteriores para não mudar os resultados. Tendo como exemplo, baixar algo, assistir algum vídeo no Youtube enquanto roda o teste.

Quanto menos interferência tiver, mais certo vai ser o resultado final. Vale ressaltar que isso não se aplica somente ao dispositivo que estiver fazendo o teste, mas também a outros aparelhos como tablets, celulares, smart TVs ou qualquer outra ferramenta tecnológica que esteja conectada à internet, já que elas podem puxar a conexão, fazendo com que o resultado não saia de maneira precisa.

Publicidade – OTZAds

Depois de já estar com atenção a esses cuidados, pode realizar seu teste. De maneira padronizada, é comum que ele opte pelo servidor automaticamente, que normalmente vai ser o melhor disponibilizado para a sua localização naquele momento. Sendo assim, basta somente tocar em “Iniciar o teste”, e esperar por alguns minutos para ver o resultado.

Qual é o significado da velocidade de download?

Na lateral do lado direito superior, tem-se a velocidade de download sob a palavra “Baixar”. É basicamente a velocidade que o usuário tem contratado da operadora, em Mbps. Isto é, se a pessoa possui um plano de 25 Mbps, essa é a numeração que tem que ser apresentada ali, normalmente com uma margem de erro.

Como você já pode ter captado, não é essa velocidade que você faz download dos arquivos da internet, uma vez que isso acontece porque 1 MB/s corresponde a 8 Mbps. Precisa somente fazer a divisão da velocidade que você tem por 8, pois 1 Byte corresponde a 8 bits.

Publicidade – OTZAds

Por qual motivo a velocidade de upload é menor que a de download?

Logo em baixo do “Baixar”, tem-se o Upload, e essa é a velocidade de arquivos enviados do seu dispositivo para a internet. Melhor dizendo, quando você sobe um vídeo para o Youtube ou quando pretende anexar algo e-mail, são exemplos claros de download.

Porém, por qual motivo a velocidade de upload é menor que a de download? É um fator que também dependerá muito da operadora e do plano. Os planos mais velhos têm o costume de trabalhar com a proporção de 10/1. Dessa forma, se você tem um plano de 10 Mbps, o upload vai ser de 1 Mbps. 

Essa proporção ocorre por estatísticas vistas pelas operadoras, as quais apresentaram que um usuário utiliza bem mais download do que upload.  De qualquer modo, não se aplica a todos planos, cada plano é um caso, como é o de diversos planos com fibra.

Como distinguir o IP, operadora de internet e o sistema operacional com o speed test?

Na lateral esquerda, tem-se letras, as quais serão vistas, uma a uma:

Publicidade – OTZAds

Operador: vai ser a representação da operadora que foi contratada, ou seja, o nome dela como Tim, Oi, Claro, etc.

IPv4: é o endereço do seu modem da rede, pode ter como exemplo o endereço de sua residência, só que para o seu roteador.

IPv6: é um desenvolvimento do IPv4 o qual aguenta um número bem mais elevado de endereços.

Publicidade – OTZAds

Tipo de conexão: é a maneira como a ferramenta faz interação com o modem.

Sistema: mostra o navegador usado, por exemplo Chrome, do mesmo modo o sistema operacional usado como Windows, Linux, etc.

ASN: é a administração de dados usada pela operadora.


Posted

in

by