Atualmente, muitos brasileiros estão em busca de emprego, principalmente vagas de emprego que sejam com carteira assinada, isso porque além de trazerem oportunidades melhores, garantem mais benefícios e direitos ao trabalhador.
Isso porque, um emprego que seja com carteira assinada pode trazer benefícios e direitos ao trabalhador, como férias e até mesmo receber o seguro desemprego. Por isso, neste artigo separamos 7 benefícios de trabalhar com carteira assinada, confira a seguir.
Confira 7 benefícios de trabalhar com carteira assinada
1. Direito ao FGTS
Quando um trabalhador é contratado por uma empresa sob regime CLT, ele automaticamente tem direito ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), ele funciona como uma poupança em que todo mês a empresa deve depositar uma porcentagem para que o trabalhador possa sacar futuramente, principalmente caso fique desempregado.
2. Direito ao Abono Salarial
Os trabalhadores que recebem até dois salários mínimos com o valor de aproximadamente R$ 1.800 por mês, têm direito ao saque do PIS/PASEP, também conhecido como Abono Salarial. Mas para ter direito o trabalhador precisa estar com a carteira assinada no mínimo por 1 mês.
3. Direito ao Aviso Prévio
Quando um trabalhador é demitido ou pede demissão, ele tem direito ao aviso prévio, que são 30 dias remunerados. Nesse período a empresa pode escolher se o trabalhador continuará exercendo suas funções ou não.
4. Repouso remunerado semanalmente
Outra vantagem é que durante os finais de semana o trabalhador de carteira assinada tem direito a uma folga remunerada. E para aqueles que trabalham também aos finais de semana, tem direito a pelo menos 1 dia de folga e não pode trabalhar duas semanas seguidas sem ter um período de folga.
5. Direito ao Vale-Transporte
Um dos principais direitos de todo emprego que seja CLT, é ter pelo menos um vale-transporte diário para que o trabalhador consiga chegar até a empresa para trabalhar.
Porém, o vale-transporte é descontado de 6% do salário bruto, mas também pode ser trocado pelo VT, caso o trabalhador não utilize o transporte público ou como um dinheiro para o combustível, caso utilize o carro para trabalhar.
6. Faltas justificadas
Quando um trabalhador está sob regime de CLT, ele poderá faltar ou ser dispensado do trabalho, caso consiga justificar a falta e mesmo assim será remunerado. Mas isso ocorre em situações em que um familiar ou dependente financeiramente precise que o trabalhador seja dispensado, por motivos de doenças ou outros.
7. Direito ao 13º salário
Para aqueles que trabalham com carteira assinada, também possuem direito ao pagamento do 13º, esse valor equivale a uma salário a mais na conta do funcionário, que pode ser depositado entre os meses de novembro até fevereiro. Por isso, todos os trabalhadores com CLT tem direito a esse benefício.